domingo, 29 de agosto de 2010

Eu compro 560!


Enquanto português e apreciador dos produtos portugueses, é meu dever ajudar a divulgar o movimento 560, pois é fundamental apoiar a produção nacional!

Os portugueses vivem hoje num clima de crise, desde o desemprego, à nossa fraca economia é certo que quem mais sofre somos nós, mas o que certamente muitas vezes não nos passa pela cabeça é que podemos ter uma certa culpa nesta grave situação. Frequentemente, quando vamos às compras, tentamos ir à procura do produto mais barato, mas o que agora é barato, pode vir a curto prazo, a tornar-se muito caro para todos nós. Desde a mais pequena especiaria ao peixe que comemos, o nosso mercado está inundado por produtos fabricados no estrangeiro. Tendo normalmente esses países uma economia mais forte que a nossa, conseguem vender os seus produtos a um preço mais baixo e, desta forma, somos levados, a comprá-los. Mas, quando o fazemos, estamos a contribuir para um maior crescimento das exportações desses fabricantes estrangeiros e, sem dúvida, por vezes, a tirar postos de trabalho no nosso país. Quando não compramos produtos nacionais e compramos artigos estrangeiros, os nossos fabricantes são obrigados a subir o preço dos seus produtos para compensar as quebras de produção. Ora se os produtos concorrentes já eram mais baratos na origem, isto faz com que os nossos fiquem ainda mais caros. E sendo mais caros, ninguém os compra. Toda esta situação leva posteriormente ao encerramento de muitas empresas e consequentemente ao crescimento do desemprego.

Como mencionado no site do Movimento 560, este não pretende que só se compre produtos portugueses. "O Movimento 560 pretende que sempre que justifique, tendo em conta factores como o preço e a qualidade, se possa ter em consideração a aquisição de um produto nacional, dado que este ajuda na manutenção dos postos de trabalho em Portugal e no desenvolvimento da economia portuguesa."

Para verificar se se tratam de produtos portugueses, analisar se o produto tem o código 560 e seguidamente verificar o local de fabrico ou de origem. Mais informações aqui.

Um pequeno gesto, uma grande atitude... Compre produtos portugueses!

3 Anos Ilimitados!!!

Pelos vistos no passado dia 26 o Ilimitado fez 3 anos...!

3 Anos! Quem diria...

3 anos e mais de 700 posts depois, o blog continua com o mesmo propósito: Sem ser direccionado para um tema em específico, este é um lugar de opinião sobre tudo, sem compromissos. Por vezes com mais disponibilidade por parte dos colaboradores, outras nem tanto...

Humor, Futebol, Cultura, Política, VSC, Guimarães, Cinema, Música, Ciência, entre muitos outros temas... De tudo um pouco pode ser encontrado por aqui.

O blogue continua portanto na mesma onda e veremos então se chega ao IV aniversário!

Aos milhões que visitam o blog todos os dias, obrigado pela preferência e continuem com esse bom gosto... XD

domingo, 22 de agosto de 2010

Marcas deixam China e voltam a Portugal...

As grandes marcas internacionais estão a reforçar a produção de calçado em Portugal, em detrimento da China. Problemas de qualidade e de incumprimento dos prazos de entrega estão na base desta mudança que está a potenciar a produção para "private label".

"O que se sente é que as empresas que foram para a China estão a voltar. Há cerca de um ano começámos a sentir isso e este ano foi mais forte", adianta André Fernandes, da Fábrica de Calçado Evereste. Nesta empresa, as marcas próprias Cohibas, Evereste, Fugato e Chibs são o principal motor das vendas, mas, explica André Fernandes, "estamos a ser muito solicitados tanto em linhas desportivas como de estilo por marcas europeias para a produção de pequenas séries".

(...)

Nike e Adiddas regressam

São insígnias como a Nike, Adiddas, Le Coq Sportif, Armani, Prada ou Versace que olham de novo para a indústria portuguesa de calçado porque na Ásia nem tudo corre bem.
in JN

Ver mais aqui.

É com grande agrado que leio esta notícia.
É uma reacção da economia global, contra a produção chinesa, que já era esperada.
As grandes marcas querem continuar com o selo de qualidade nos seus produtos e aos melhores preços possíveis, mas a qualidade também se paga e aí Portugal pode reaparecer.
Porque em Portugal existe mão-de-obra qualificada e a preços competitivos!
Aliás, o crescimento económico da China (que continua em grande ascenção) fará também com que os seus cidadãos se comecem a habituar a um nível de vida superior, e a exigirem salários mais competitivos. Factor que fará com que o preço da produção na China suba e então provoque o desinteresse das grandes empresas nesse mercado.
Estou portanto optimista num ressurgir das economias europeias, com Portugal incluído, obviamente.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

França começa a repatriar ciganos na quinta-feira

Cerca de 700 pessoas de etnia cigana que se encontram em situação ilegal em França vão ser repatriadas para os seus países de origem – na maioria dos casos Bulgária e Roménia – nos próximos dias 19 e 26 de Agosto.

Um terceiro voo de repatriação está previsto para "finais de Setembro", precisou Brice Hortefeux, que também adiantou que as autoridades francesas já levantaram cerca de 51 acampamentos ciganos ilegais nas últimas semanas em toda a França.

"Não se trata de estigmatizar uma comunidade, mas sim de fazer respeitar a lei", reiterou Brice Hortefeux.

O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, ordenou, em Julho, a expulsão dos imigrantes ilegais ciganos e o desmantelamento dos seus acampamentos. Na mira das autoridades francesas estão cerca de 300 acampamentos clandestinos.

Paris tem sido fortemente criticada pelas Nações Unidas por estabelecer uma ligação entre a insegurança e a imigração.

No entender do Comité para a Eliminação da Discriminação Racial da ONU as medidas que estão a ser tomadas pelas autoridades francesas indicam um "recrudescimento notório do racismo e da xenofobia" no país.

Os partidos de esquerda, sobretudo, mas também vários deputados de direita, acusam o governo de Sarkozy de estar a promover um "racismo de Estado", classificando a actual política de "chocante" e "vergonhosa".

Agora respeitar a lei é xenofobia.
Já não há pachorra para isto!
Se as pessoas estão ilegais, não estão a cumprir a lei e as leis foram feitas para serem cumpridas.
Concordo!
Aliás defendo uma maior fiscalização sobre os imigrantes ilegais, cá em Portugal também. No meu entender, os imigrantes ilegais podem, de facto, ser um problema.
Muitos imigram com o intuito de buscar uma vida melhor, de conseguir um trabalho, um sustento, na perspectiva até de se legalizarem logo que seja possível.
Porém, existem os outros. Aqueles que vão para os países alheios, com maus vícios, más intenções e que não respeitam as culturas dos respectivos países acolhedores.

Embora acredite que neste caso em concreto a medida tomada pelo governo francês seja sustentada no registo de vários incidentes com ligação às pessoas da comunidade envolvida, a França de Sarkozy peca por apenas tomar esta medida relativamente à comunidade cigana.
Como já referi anteriormente, concordo com esta acção do governo francês, mas em parte.
Foi uma atitude de coragem, sem dúvidas! ...Mas devia ser tomada em relação a todos e não apenas direccionada a alguns.
Nesse ponto, discordo.

...Mas hipocrisias não!

sábado, 14 de agosto de 2010

Nunca!

E-Drugs

Um novo fenómeno circula na Internet: as e-drugs, ou drogas digitais sonoras, cujos efeitos sobre os consumidores se desconhecem.

As e-drugs são baseadas em batidas binárias, um fenómeno neurológico que consiste em emitir sons diferentes em cada ouvido e que estimula o cérebro, produzindo sensações de euforia, estados de transe ou de relaxamento, segundo quem as consome.

As sessões (doses) de entre 15 a 30 minutos de zumbidos podem ser descarregadas em vários portais especializados a preços que oscilam entre os sete e os 150 euros.

(...)

Testemunhos

"Senti chamas nos meus braços, que baixavam pouco a pouco até aos dedos dos pés. Tinha a impressão de que o meu braço pesava uma tonelada e um dos meus dedos estava curvado. Então, comecei a sentir-me muito estranho, foi genial", relatou, num fórum online, "Sugar Killer", que afirmou também ter visto uma tartaruga, um elefante verde e até o Pai Natal, no fundo da sua cama.
in JN

Drogas digitais sonoras???
150€?!!!
Para isso basta comprarem um CD do Toy que é capaz de ficar mais barato.
Também se desconhecem os efeitos sobre os consumidores, contudo não se garante que seja possível ver-se elefantes verdes...

Grandes Frases #16

"O nosso scout em Portugal, indicou-nos o Bebe." (Sir Alex Ferguson)

domingo, 1 de agosto de 2010

Educação de mal a pior...

(clique na imagem para aumentar)
Este excelente cartoon foi retirado de: http://henricartoon.blogs.sapo.pt/


A ministra da educação, Isabel Alçada, abriu as portas para o diálogo sobre "o fim dos chumbos" nas escolas portuguesas.

Palhaçada.
Fraseando o grande Medina Carreira, "isto é um circo"!

Quanto a mim é mais uma medida que vem dar seguimento ao facilitismo que já existe e tem ganho cada vez mais força com este governo.

A ministra dá como exemplo os países do norte da Europa, mas esquece-se que somos países com culturas diferentes e não pode aplicar as mesmas medidas.

Caso esta lei vá avante, prevejo no entanto um aumento de negócio nos salões de jogos e afins...