segunda-feira, 30 de junho de 2008

Nêspera ou Magnório?

Para quem não sabe: Esta fruta suculenta e de cor viva que no sul é conhecida como nêspera, à boa maneira vimaranense diz-se: Magnório! Podendo, portanto dizer-se das 2 formas!!!
Só pra esclarecer certos espertalhões que no fundo são mas é uns incultos!

E já agora acrescento mais uma palavra muito usada na cultura vimaranense, mas que não é exclusiva a nós, como se pode verificar no próprio dicionário!

...A palavra é, Alagar!

"Ah e tal alagar é encher com água e só isso." Tudo bem, pode ser isso mas alagar é também destruir!

Se forem ao dicionário poderão verificar o seguinte:
de lago

v. tr.,
encher de água;

tornar em lago;

inundar;

submergir;
fig.,
destruir;

dissipar;
v. refl.,
inundar-se;

desabar;

ir a pique ou ir ao fundo.
Isto é o Ilimitado... É cultura meus caros!!! XD


PS: Portanto, eu em bom português posso dizer que aquele fruto é um magnório e que o Flávio Meireles é um bom jogador a alagar o jogo dos adversários por exemplo!

3 comentários:

Anónimo disse...

Esta informação foi-me muito útil. Andava mesmo à procura de saber o termo correcto entre magnório ou nêspera. Obrigada.DR.

Anónimo disse...

isso de misturar nesperas com futebol esta mesmo equiparada á cultura dos nabos, como misturar zona do grande Porto com o resto do País. Só para os q nao sabem q os magnorios são nesperas (pq ainda se usa o termo da idade dos descobrimentos é q os gajos trouxeram a fruta q os amarelos (Chinocas) utilisavam)..... e a entoação da palavra é parecida com o contratipo ahhhhhh seus maganões........é do carago..e amarelo não é o azul.......viva o porto carago e o maganorio o fruto do Dragão.......MAGANÓRIO Campião.

Mr.Karvalhovsky disse...

Tu é que deves ser um grande nabo! Este post foi efectuado em tom de brincadeira e o futebol foi usado apenas em termos de comparação, mas com a palavra alagar e não magnório.

Voltas a ser um grande nabo quando confundes o grande Porto, com Guimarães - Cidade Berço de Portugal.
O Porto é uma cidade e Guimarães é outra, por sinal histórica (a 1ª capital), que nem pertence à zona metropolitana do Porto.

Acorda nabo!