quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

1 de Dezembro: Porque a história não deve ser esquecida...


Para quem não sabe, hoje, 1 de Dezembro, feriado nacional, comemora-se um dia muito importante para Portugal: A Restauração da Independência, após domínio Filipino!

O desaparecimento de D. Sebastião na batalha de Alcácer Quibir, deu origem a uma crise dinástica em Portugal, e assim surgiu um período decadente da nossa história, em que Portugal partilhou Rei com Espanha, durante seis décadas. Triste, mas verdade.

Os espanhóis desrespeitaram todas as promessas que fizeram anos antes: Os portugueses viram-se empobrecidos, os seus cargos foram tomados pelos espanhóis. Entre os quais, as principais posições de chefia, mesmo dentro do reino português.
Perderam-se privilégios.
O império português era ameaçado pelos Ingleses, Franceses e principalmente pelos Holandeses, sem que a coroa Filipina quisesse saber. Embora mais tarde, após o domínio Filipino, tivéssemos conseguido recuperar algumas colónias tais como Angola, ou parte do Brasil onde estavam os Holandeses, algumas das perdas foram irreversíveis, principalmente no Oriente, tendo Portugal perdido muitos dos lucros provenientes das mercadorias orientais...
Em vez disso, os portugueses eram obrigados a alistar-se no exército espanhol e lutar pelos interesses deste, sendo sempre chefiados por espanhóis, até no exército!

Posto isto, todas as classes sociais portuguesas estavam fartas do domínio filipino e foi então que surgiu a revolta portuguesa, aproveitando-se uma forte revolta na Catalunha para onde tinham sido enviados muitos soldados espanhóis, e assim Portugal conseguiu restaurar a independência, subindo ao trono D. João IV, dando início à dinastia de Bragança.

Ao longo dos anos seguintes, os espanhóis tentaram-nos conquistar, mas sempre sem sucesso! Aliás várias vezes na nossa história...

Esta história real deveria servir de exemplo para que nenhum português, nem em tom de brincadeira, jamais viesse com aquele já entediante discurso: "Não me importava de pertencer a Espanha. O meu salário era melhor, blablablabla". É que já não há paciência!
Olhem, a isso eu acrescento, e eram enrabados pelos espanhóis em tudo! É só olhar para a história, que não deveria ser esquecida.

Já diz o povo: De Espanha, nem bom vento, nem bom casamento!

Orgulho em ser Português. Sempre!

Tenho dito!

Sem comentários: