sábado, 27 de agosto de 2011

Imposto sobre ricos...

Como se sabe, os mais ricos de vários países tiveram um discurso favorável ao pagamento de um imposto especial, no sentido de ajudarem a pagar a crise.

A polémica surgiu em França, com os mais abastados a auto-proporem-no. Já em Portugal, com a excepção de Joe Berardo, que se mostrou favorável a esta situação, apenas se obteve a resposta de: Américo Amorim, líder da Corticeira Amorim e considerado o homem mais rico de Portugal, que revelou ao Jornal de Negócios que não deveria pagar um imposto especial só para grandes fortunas, uma vez que não é rico, mas antes um simples assalariado. “Eu não me considero rico. Sou trabalhador”, afirmou.

LOL.

Pese embora a admiração que tenho pelo império e fortuna que este senhor reuniu, tenho a dizer-lhe que esta sua afirmação é ridicula e vergonhosa!
Então o homem mais rico de Portugal, não é rico?!!!
Quem ajudou e contribuiu para que este e os outros senhores todos da lista dos mais ricos construíssem uma fortuna colossal, não foram os portugueses?
Então está na hora de retribuírem ao povo, com uma migalha das suas fortunas abastadas!
Contribuir para o bem comum do seu povo, deveria ser um orgulho, uma satisfação e uma motivação.

Ter-lhes-ia ficado bem seguir de livre e espontânea vontade o exemplo dado por outros milionários além-fronteiras...

Taxem-nos!!!

Nota importante: Que fique bem claro, que quando digo: "Taxem-nos!!!", não quero com isto dizer para lhes arranjarem mais tachos.

2 comentários:

Guiga disse...

A mim parece-me claramente q a frase n é para ser interpretada á letra. O q está implícito é q ele é rico pq trabalhou para tal e portanto merece aquilo q tem, é o q defende.

Independentemente disso está a questão de tributar os q têm mais dinheiro para pagar aos mais pobres. Coisa que discordo e vou tentar passar a minha ideia.

Qdo afirmas isto: "Quem ajudou e contribuiu (...)não foram os portugueses?" Faz sentido se pensarmos q ele para ter a riqueza q tem precisou que pessoas trabalhassem para ele, mas por outro lado ele, do msmo modo, ao arriscar (inicialmente) as suas poupanças (ou pedir emprestado aos bancos - é igualmente um risco) para tentar aumentar a sua riqueza proporcionou emprego para muita gente, e pelo serviço prestado pagou os ordenados devidos, que ambas as partes (trabalhadores e AA) aceitaram de livre vontade, ou seja, n ficou a dever favor a nguem. Por fim devido ao gestão criou produtos com qualidade e a preços que interessou ao "povo" (utilizando a tua expressão) e q levou a estes comprarem os produtos dele em detrimento de outros concorrentes, e isto é o q realmente é o q importa, pois levou a q a sua aposta fosse rentável e dessa forma aumentar a sua riqueza e assim reinvestir ou gastar como quisesse (no caso dele até reinvestiu grande parte o q originou à criação de mais empregos e mais produtos para mais gente).
No meio deste processo o AA n coagiu nguem a trb para ele (escravatura) ou obrigou algum cliente a comprar os produtos dele (e aqui estou a supor q ele n violou a lei - isso é outra discussão totalmente diferente) portanto n me parece justo vir cobrar só pq ele geriu bem o seu investimento e apostou em produtos q realmente as pessoas precisavam.

Último ponto. Contribuir com dinheiro para gente q n se esforçou para o merecer , e estou a falar de tda a gente, n só dos calões, cria desperdício e esbanjamento, por exemplo no ensino - pessoal passa anos e anos nas faculdades sem fazer cadeira nenhuma pq o curso é praticamente tdo subsidiado pelo estado;

As pessoas erradamente pensam q o dinheiro nas mãos dos mais pobres é melhor empregue pq eles precisam. O problema é q maior parte das vezes n precisa, e em segundo plano, nas mãos das pessoas q trbalharam para o ganhar tem mais valor pq será investido ou gasto de uma forma mais responsável. Outro erra das pessoas é pensar q tipos como o AA vivem à conta dos trabalhadores, q montam uma empresa e ficam sentados a olhar a ver aquilo gerar riqueza. Mas então,se é assim tao facil, pq n pedir um empréstimo e começar por baixo com um negócio próprio? A questão é q há mta concorrência e o trb do AA tem um valor brutal, apenas n é visível para maior parte das pessoas, e a verdade é q é mto difícil gerir um negócio q dure o tmpo e q seja sempre rentável.

Mr.Karvalhovsky disse...

Pessoalmente, acho que este governo está a fazer a única coisa que pode fazer NESTE MOMENTO, que é tomar medidas de austeridade.
Contudo, o sacrifício deveremos ser todos a fazer. E no nosso país, os que mais possibilidades teriam de o fazer, não o fazem!
Se concordas com isso, respeito. Mas não concordo!
Como diria um colega meu: as opiniões são como as vaginas. Cada um tem a sua...