quarta-feira, 30 de junho de 2010

Portugal eliminado do Mundial...

Sem vergonha, mas também sem brilho.
Portugal está fora do mundial.

Em primeiro lugar há que dizer que a selecção portuguesa perdeu contra uma grande selecção espanhola, que esteve ao seu melhor nível.
O meio campo espanhol foi superior. Há que reconhecê-lo.

Quanto à nossa selecção, embora tenham jogado contra uma grande selecção espanhola, podia e deveria ter feito muito mais e melhor.
Embora tenhamos visto a confirmação de um grande valor chamado Eduardo, o melhor guarda-redes português que vi entre Vitor Baia, Ricardo, Quim, etc. Assim como de um grande Fábio Coentrão, que terá um futuro brilhante, para fazer frente a esta grande selecção espanhola precisávamos de um CR7 ao seu melhor nível e não aquele que se viu neste mundial, o CR Zero...
Depois, houve também algumas opções do nosso seleccionador, com as quais não concordei nada.
A colocação do Ricardo Costa na posição de defesa direito foi uma má opção, que já se tinha confirmado no jogo anterior contra o Brasil, no entanto manteve-se essa opção, inexplicavelmente. Ricardo Costa embora esforçado, vê-se que teve algumas dificuldades a defender e foi uma nulidade no ataque. Aí à falta de um bom substituto, faz-nos pensar sobre como seria a selecção portuguesa com o nosso Ferrari, "Zé" Bosingwa...
O uso de Pepe. Discordei sempre desde início e foi aí, no meio campo, que Portugal perdeu o jogo.
Além disso, as substituições. Neste jogo o professor Carlos Queiroz quanto a mim foi muito infeliz. A saída de um ponta-de-lança com as características do Hugo Almeida, para entrar um médio, é vista quanto a mim, como uma substituição defensiva, sem ambição.
A justificação do seleccionador, foi que o Hugo Almeida estava exausto, que não parece ser verdade até porque este tinha acabado de fazer um sprint fantástico, e o próprio confirmou que estava ainda em boas condições físicas. No entanto, caso fosse esse o caso, tínhamos outro avançado no banco, e trocava-se avançado por avançado...
Para mim, este momento definiu o desfecho do jogo.

A partir daí, sem uma referência fixa na frente, a Espanha empurrou a selecção portuguesa para trás e apareceu o golo, em fora-de-jogo, diga-se!
Não quero arranjar de maneira nenhuma, desculpas com a arbitragem, mas factos são factos e neste jogo Portugal acaba por ser eliminado com um golo irregular.

Depois do golo, deveríamos também ter subido as linhas. Portugal não mostrou nunca, ter grande determinação para chegar ao empate.

Gostava ainda de fazer referência a Ricardo Carvalho e Bruno Alves. Grande dupla de centrais! Seguramente que não foi por aí que as coisas correram mal... Seguramente que não é por aí que "A Portuguesa" não se fará sentir novamente neste mundial da África do sul.

Finalmente, gostaria também de referir que não gostei nada de ouvir as declarações finais do seleccionador após o jogo. Sinceramente, a ideia que me deu é que ficou satisfeito com o resultado por termos perdido apenas por 1-0 e isso não é a mentalidade que pretendemos, obviamente.
Pessoalmente, pretendo um seleccionador nacional mais ambicioso.
Sempre admirei o Carlos Queiroz, mas ontem desiludiu-me.
Como já alguém disse, só quando voltar o Dom Sebastião, subentenda-se, Senhor José Mourinho, é que Portugal vai conseguir chegar à vitória de uma grande competição como são um campeonato da Europa, ou um campeonato do mundo de futebol.

Actualização: Se ontem não gostei nada do discurso de Queiroz, o de hoje já gostei mais, ao dizer que não permitirá que ninguém se sobreponha aos interesses colectivos da selecção Nacional. Nesse aspecto esteve bem ao não fugir às perguntas. Mostrou carácter.

1 comentário:

bilh0 disse...

Concordo em tudo! Pepe nunca deveria ter jogado pelo simples facto não ter ritmo de jogo e só aguentar 1 hora, logo uma substituição gasta. A saída do Hugo Almeida acabou com Portugal, pois perdemos a referencia no ataque e alguém que pudesse lutar com os centrais e segurar a bola visto que Portugal não saia a jogar. Meter o Cristiano no meio é um crime! O que mais me irrita é a lata do Queiroz vir dizer que viu uma equipa com ambição e que deu tudo em campo, simplesmente lamentável! enfim daqui a 2 anos há mais e só espero que o Queiroz saia!