sábado, 26 de junho de 2010

Violencia no final do Portugal - Brasil



Após o jogo entre Portugal e Brasil a contar para o mundial de futebol que está actualmente a decorrer na África do Sul, verificaram-se problemas de violência entre adeptos e a polícia.
Ao que parece, não houve problemas entre adeptos portugueses e brasileiros, que foram só "ver a bola" e apoiar as selecções dos seus respectivos países, mas sim entre adeptos com a polícia.
A confusão iniciou logo após o final do jogo.
A versão da polícia é que os brasileiros começaram a destruir algumas viaturas e a causar alguns distúrbios nas ruas.
A versão dos brasileiros é que estavam a celebrar a passagem da selecção brasileira à fase seguinte e a polícia apareceu ali e começou imediatamente a agredir as pessoas, entre os quais cidadãos portugueses e imigrantes brasileiros.

Sobre este assunto, não posso deixar de dizer que é bem verdade que as autoridades nestas questões do desporto abusam, e muito (!) do poder. São vários os exemplos disso mesmo.
Por outro lado, é também do conhecimento de todos que existem imigrantes brasileiros (e não só, obviamente) que não vêm para Portugal apenas para viver e trabalhar, procurando uma vida melhor, aceitando aquilo que o nosso país humilde e generosamente tem para lhes oferecer. Vêm com intenções duvidosas e maus hábitos.
Pessoalmente não estava presente e não posso falar daquilo que não vi. Mas é bem provável que tenha existido um pouco das duas coisas, com portugueses à mistura (para que não me venham já acusar de xenófobo e mais não sei o quê, quando aquilo que eu quero é paz e sossego) e não havia necessidade nenhuma, pois o jogo deveria ter dado era em festa, até porque vi ali muitas brasileiras a dançar o samba e tal... Como dizia outro senhor: "Vocês sabem do que eu estou a falar..."
Não havia mesmo necessidade, de facto!

Sem comentários: