domingo, 28 de dezembro de 2008

Columbofilia

Para quem não sabe, há pessoas viciadas em Pombas! Pombas mesmo... XD
Eu já sabia que haviam criações de pombas, mas aquilo que eu não sabia é que haviam competições internacionais, tipo campeonato da Europa, etc. Pelos vistos existe a pomba Vitória Sempre em homenagem ao Grande VSC e tudo...

Chama-se columbofilia à prática da criação, selecção e cultivo de pombos-correio para competição. É uma modalidade desportiva relacionada à corrida entre pombos-correio. Columbófilos, é assim que são conhecidos os seus criadores e potencializam as capacidades físicas e de orientação, dos pombos, preparando-os para participação em campeonatos. Os atletas, entenda-se os pombos, desenvolvem velocidades de 87 a 100 km/h, em distâncias que podem chegar a pouco mais de 1.200 km. Fantástico!

O pombo-correio, em comparação com um pombo vulgar, destaca-se pela sua velocidade, vivacidade, capacidade de orientação, camada de penas abundante e com um design aerodinâmico e muito resistentes à fadiga.

Em Portugal a época de competição está compreendida entre Março e Junho e ao que parece é o 2º maior desporto do país. Será mesmo? ...É que cresci aqui e nunca me apercebi de tal cenário. Na volta é por isso que o futebol tem os estádios cada vez mais vazios... É que nos pombos também há contratações de grande valor, de pombos vedetas, etc.
Enfim... Há uns que se viram prá coca, outros na hiroa, outros é mais na onda dos pombos! Fica aqui o registo ilimitado e já agora em forma de brinde, cá vai uma largada de milhares de atletas de alta competição (cerca de 20 000):

Sem comentários: