segunda-feira, 25 de abril de 2011

25 do 4...

Hoje celebra-se o dia 25 de Abril que ficou marcado pela revolução dos cravos em 1974 e representa acima de tudo o direito à liberdade que foi conquistado pelo povo português, após décadas de opressão do governo de Salazar.
Este é o aspecto positivo deste dia. Todos os povos devem ter direito à liberdade e por si só este dia deverá ser para sempre lembrado e comemorado para que não nos esqueçamos nunca do quanto isso é importante.

O aspecto negativo, é que este dia marca também o fim do império português.
Devido à sede de poder de alguns e para que estes ficassem bem na vida, entregaram-se cerca de 500 anos de história.

Foi o pior processo de descolonização a que o mundo assistiu.
Os portugueses que viviam fora da então chamada metrópole, foram tratados como lixo.

Ainda hoje existe território francês nas Américas, por exemplo.
Já os portugueses desvincularam-se de todas as suas províncias além mar (com excepção dos arquipélagos da Madeira e dos Açores) mesmo sabendo-se de antemão que a população local queria continuar a fazer parte da nação portuguesa.
Um exemplo disso mesmo, é Cabo Verde.
Outro exemplo disso é Timor, que foi abandonado pelos portugueses e três dias depois invadido pela Indonésia, conduzindo o povo de Timor, até então povo português, a ser massacrado durante décadas pelos indonésios.
Sabiam que São Tomé e Príncipe foi descoberto pelos portugueses e era completamente desabitado? ...Também nunca percebi o porquê de termos entregue isso.

Luanda, a actual capital e maior cidade angolana, foi erguida pelos portugueses. Na época era já, tão ou mais desenvolvida do que Lisboa.
Após o 25 de Abril de 1974, Luanda foi destruída pela guerra civil.
Pessoalmente, gostaria de ser ressarcido por isso.
O problema não foi a administração portuguesa e a vida que Luanda tinha naquela altura é prova disso mesmo. O problema foi a ganância pelo poder que muitos demonstravam e perdura até aos dias de hoje.

Os marginais que atentavam contra o estado português na altura, eram apoiados pelos nossos amiguinhos americanos e soviéticos. Mesmo assim, a guerra colonial estava praticamente ganha em todas as frentes, com excepção da Guiné.

Não digo que a descolonização não tivesse de ser feita, mas teria obrigatoriamente de ter sido feita de outra forma. De uma forma progressiva...

Tudo foi feito de uma forma bastante precipitada.

Hoje em dia são muitas as vozes que dizem apenas mal do Salazar, sem lhe reconhecer os seus méritos. Embora a maior parte nem sequer sabe do que está a falar...
É verdade e evidente que ele fez coisas negativas tal como o não tolerar liberdade ao nosso povo, ou do incentivo ao analfabetismo, coisas das quais discordo profundamente.

Mas fez também muita coisa positiva.
Contrariamente à classe política que lhe seguiu, composta por oportunistas, interesseiros e corruptos, Salazar mostrou sempre uma grande seriedade e colocou os interesses da nação acima de tudo.
Livrou Portugal da Segunda grande guerra.
Não morreu rico.
Encontrou um país à deriva e deixou um estado rico.
Portugal era então, um dos países no mundo com maiores reservas de ouro.
O seu período, foi o único período da história da república portuguesa em que as contas se mantiveram equilibradas.
Isto são factos.

Os que lhe seguiram herdaram um estado rico.
Receberam fundos consideráveis da "união".
Mas mesmo assim, em apenas pouco mais de três décadas, mesmo com um povo mais instruído, conseguiram tornar Portugal num dos países mais pobres da Europa.
Isto também são factos.

Onde foram parar, a riqueza herdada do estado novo e os fundos abastados fornecidos pela "união"?
Pois, ninguém sabe ao certo...

É por isso que, pessoalmente, considero que todos aqueles que estiveram envolvidos na descolonização portuguesa, e fizeram parte dos governos que lhes seguiram, considero serem os piores portugueses de sempre!

Há muitas coisas que enquanto português e orgulhoso do passado da minha nação, sinto uma grande revolta.
Foi um desabafo.
Quem não gostou, tenho pena.

Sem comentários: