sábado, 23 de abril de 2011

Ainda a ajuda (ou não) da Finlândia...

Como já aqui referi, compreendo a posição da Finlândia e de outros países em relação ao facto de muitos dos seus cidadãos estarem contra a ajuda a Portugal.

Os sucessivos governos falhados das últimas décadas já mostraram incompetência que baste, para fazer passar uma imagem suficientemente má e pouco credível do nosso país.

Estes cidadãos estão no seu pleno direito.
Até porque o dinheiro que emprestarem a Portugal nunca mais o voltarão a ver.

Digo isto porque acredito que na união europeia, os países mais fortes serão cada vez mais fortes e os países menos poderosos, serão cada vez mais fracos e dependentes dos mais ricos.
O tempo está a dar razão a todos aqueles que defendem e acreditam nessa teoria, com Portugal e Alemanha a serem dois óptimos exemplos disso mesmo.
Portugal não tem voz na "união". Faz-se sempre aquilo que serve os interesses da França e Alemanha principalmente.

Na minha opinião, deveríamos explorar sim as nossas relações históricas com os Palop, Brasil, Timor... E fazer negócios com esses nossos povos irmãos.
Afinal de contas fomos uma só nação durante 500 (!!!) anos. A história nunca deve ser esquecida!
Explorar também outros mercados onde a voz de Portugal seja ouvida e respeitada e deixar de andar a reboque dos interesses dos outros.
Porque o que é português tem qualidade e são muitos os exemplos disso...

Em todo o caso, estamos na "União" Europeia. Portugal é efectivamente um país membro da "união".
Da mesma "união" que nos incentivou a não produzir, em que os produtores muitas vezes são obrigados a produzir menos porque vai contra as normas da "união".
Da mesma "união" que está sempre pronta discutir os seus proveitos, mas quando chega à altura de falar de problemas e dificuldades, nomeadamente dos já apelidados de "países periféricos", começa a surgir a discórdia e a desunião.

Surgiu recentemente em países nórdicos, relativamente à ajuda a Portugal, onde principalmente a Finlândia se tem demonstrado muito incomodada com isso.
Esquecendo-se da história... Que dá muitas voltas!

E Portugal é um país muito antigo (o mais antigo da velha Europa) com muita história e os finlandeses têm a memória curta...

Quem esteve muito bem ao demonstrar-lhes isso mesmo, foi um jornalista português:

Hélder Fernandes é jornalista e correspondente da TSF nos países nórdicos e «deu uma lição» de história a muitos.

O mundo tem destas coisas e a vida dá muitas voltas. Há 70 anos Portugal ajudou a Finlândia «com víveres e agasalhos», o país vivia dias difíceis durante a «Guerra do Inverno com a Rússia». E foi essa «ironia do destino traçada pela História» que levou o jornalista português, Hélder Fernandes a escrever uma carta ao povo.

Português escreve aos finlandeses: «Já vos ajudámos»

Sem comentários: