domingo, 24 de abril de 2011

42 médicos colombianos...

Como se sabe, Portugal integrou no seu sistema de saúde cerca de 42 médicos Colombianos, que deverão preencher vagas essencialmente no sul do país.
O objectivo será colmatar sobretudo as áreas com maior carência de médicos de família.

O contrato com os clínicos tem a duração de três anos. "É o período que nós estimamos que seja de maior dificuldade", disse, lembrando as medidas tomadas para colmatar a falta de médicos, como o aumento do número de vagas de Medicina de 1.100 para 1.700 ou a criação de novos cursos no Algarve e Aveiro. Recordou ainda que triplicou o número de clínicos que está a fazer a especialização em Medicina Familiar.

Manuel Pizarro avançou que, nas próximas semanas, o programa de recrutamento de médicos no estrangeiro prosseguirá de modo a cumprir o objetivo de "facilitar o acesso das pessoas a cuidados de saúde nos centros de saúde".
in expresso

Já diz o povo com a sua sabedoria popular: Casa arrombada, trancas à porta.
Neste caso, o ditado popular acima referido aplica-se que nem uma luva.
Valha-nos ao menos que estão finalmente a serem tomadas algumas medidas para rectificarem alguma coisa.

Este problema da falta de médicos já se anda a arrastar à muito tempo e resolveram a situação contratando médicos colombianos.
É mais uma consequência das péssimas decisões dos sucessivos governos falhados a que os portugueses tiveram direito.
Depois de terem tido, à bastante tempo, a oportunidade de baixarem as notas da entrada em medicina (bastaria um insignificante meio valor) e criado infra-estruturas para os nossos estudantes, deixaram as coisas chegar a um estado tal em que são obrigados a recorrer a pessoal de fora e de qualidade duvidosa.

Políticos de qualidade rasca e seriedade duvidosa fazem de Portugal um país medíocre desde à décadas.
É tempo de dizer basta!
Vamos seguir um caminho diferente!

Sem comentários: