domingo, 15 de maio de 2011

Curiosidades #3


Sabias que os portugueses foram os primeiros europeus a chegar ao Japão?

Nagasaki, hoje mais conhecida como a segunda cidade a ser atacada com uma bomba atómica pelos EUA, foi fundada pelos portugueses, no século XVI.

Nagasaki tornou-se na época numa das cidades mais importantes do Japão, muito devido ao seu porto que foi usado nas trocas comerciais entre Portugal e o Japão onde os portugueses funcionavam sobretudo como intermediários no comércio entre o Japão e a China, durante os séculos XVI e XVII.

Durante esse período, foram muitas as marcas que os portugueses deixaram por lá, onde introduziram as armas de fogo, além de novos conhecimentos nos domínios da medicina ocidental, astronomia, matemática, religião, além de ensinarem a arte da navegação dos portugueses.
Ainda hoje, Nagasaki permanece a cidade mais cristã do país.
Entre muitas outras coisas, os portugueses deixaram ainda influências na língua, sendo que existem muitas palavras da língua japonesa, que derivam do português, tais como: tabako (tabaco), pan (pão), botan (botão), Kyaputen (capitão), Iesu (Jesus), Kurosu (cruz)... A título de curiosidade, podem testar essas palavras no tradutor do google e ouvir a pronúncia em japonês.

No século XVI chegamos ao Japão e ensinamos-lhes muita coisa.
E hoje, que fazemos?

Sem comentários: