terça-feira, 17 de maio de 2011

Curiosidades #4


Sabias que os primeiros europeus a visitarem o Sri Lanka foram os portugueses?

Os portugueses chegaram ao então Ceilão Português, após a descoberta do caminho marítimo para a Índia, em 1505.
Os portugueses ocuparam, primeiro, a cidade de Kotte, mas, devido à insegurança do local, fundaram a cidade de Colombo (actualmente a maior cidade do Sri Lanka) em 1517 e, gradualmente aumentaram o controlo pelas áreas costeiras.

A canela vinda do Sri Lanka, era a melhor de todo o Oriente e era muito valorizada na antiguidade, sendo usada para presentear a monarcas e outras personalidades importantes.
No início do século XVI começou a ser transportada pelos comerciantes portugueses para a Europa, directamente do Ceilão, chegando um Kg a valer dez gramas de ouro.

O Ceilão Português, actual Sri Lanka, foi território de Portugal durante mais de 150 anos (!), até ter sido tomado pelos Holandeses.
Os Holandeses aproveitaram o período de domínio Filipino e tiveram a ajuda dos ingleses (pois estávamos ao lado dos espanhóis e também porque lhes convinha pois Portugal tinha um dos maiores impérios daquela época e uma posição de grande influência naqueles territórios), assim como dos locais que não gostavam dos portugueses devido à religião, pois muitos locais converteram-se ao cristianismo, que desagradava à maioria budista.

Como resultado do domínio português, surgiram os burghers, um grupo étnico do Sri Lanka, descendente de portugueses, católicos e falantes do indo-português do Ceilão, uma linguagem crioula de origem portuguesa, que surgiu após a chegada dos Holandeses que aboliram a língua portuguesa.
Existem também numerosos apelidos de origem portuguesa que permanecem até hoje, como Pereira, Abreu, Salgado, Fonseca, Fernando, Rodrigo e Silva que se tornaram parte da cultura do Sri Lanka.

Durante as guerras Napoleónicas, o Reino Unido, temendo que o controlo de França sobre os Países Baixos fizesse com que o Sri Lanka passasse ao controlo francês, ocuparam a ilha, em 1796.
Mesmo após a independência do Sri Lanka em 1948, permaneceram intactas as bases aéreas e navais britânicas instaladas no país. Curiosamente um dos vários exemplos, muito diferentes daquilo que se passou com a descolonização das colónias portuguesas.

Os portugueses foram o primeiro povo a dar sentido ao termo, globalização.
Um povo com uma história tão rica, poderia e deveria aproveitar melhor o seu passado grandioso!

Sem comentários: