terça-feira, 4 de novembro de 2008

Missa pela Net a partir da Cidade-Berço... Para o Mundo!

Pois, parece que as novas tecnologias já chegaram às igrejas...

A paróquia de S. Martinho de Sande, em Guimarães, equipou a igreja para poder transmitir a missa pela Internet, revelou à Lusa o pároco local.

«É um processo informático simples que foi adaptado às necessidades da igreja», explicou o padre Abel Arantes de Faria, salientando que a primeira emissão vai ter lugar no próximo domingo no site da paróquia, seguindo-se depois transmissões regulares das eucaristias dominicais.

«Não conheço nenhuma situação idêntica a esta, em que a missa de domingo possa ser vista em qualquer parte do mundo», salientou o sacerdote.

A igreja de S. Martinho de Sande sofreu obras de restauro durante dois anos e foi colocado um sistema de videogilância, através de seis câmaras, que pode ser visto online por cinco elementos do Conselho Económico da paróquia.

«Agora a igreja estará sempre aberta já que haverá sempre alguém a ver o que se passa no interior do templo», explicou Abel Faria.

«A ideia de transmitir a missa e as cerimónias religiosas pela Internet nasceu para aproveitar o investimento que tínhamos feito nas câmaras de vigilância», disse a mesma fonte.

Sem comentários: