domingo, 11 de julho de 2010

Mundial 2010

Terminou o Mundial 2010.
Embora Portugal já tenha sido afastado à algum tempo, não poderia deixar de fazer um comentário sobre este campeonato do mundo.

Espanha sagra-se campeã do mundo pela primeira vez na história dos mundiais.
Antes de mais, parece-me justo dizer que ganhou a melhor selecção do mundial. A Espanha, com a base do Barcelona, foi a selecção mais forte, onde Xavi foi o maestro de uma equipa com várias estrelas.
A Espanha teve sempre grande qualidade, com muita posse de bola, um futebol bonito e vistoso. Foi uma equipa muito confiante em todos os jogos, que jogou sempre para ganhar e mostrou sempre muita vontade e determinação para conseguir este feito histórico (lembre-se que a selecção espanhola é a actual campeã da Europa em título também).
Parabéns à Espanha, portanto.
Embora me custe, devo admitir que ganhou a Espanha e ganhou bem, apesar de no jogo contra a nossa selecção ter ficado com a ideia de que se arriscássemos mais, poderíamos ter ganho o jogo e hoje estarmos nós a festejar um feito histórico da selecção portuguesa. Selecção apelidada de, "Os Navegadores", mas aliás como já ouvi por aí, se eram navegadores, não foram muito corajosos, e mostraram muito medo em afastar-se da costa...

Este que foi o 1º mundial a ser disputado em África, na minha opinião foi muito fraquinho.
Não porque a organização não tenha estado bem. Aliás nesse aspecto fiquei surpreendido e muito, pela positiva.
Com excepção de algumas selecções, este mundial não teve grande fantasia. Muito longe da espectacularidade de outros campeonatos do mundo!
Selecções excessivamente calculistas, com vários jogos a darem grande sonolência, embalados ao som de umas vuvuzelas irritantes.
Ficou ainda marcado por várias decisões erradas por parte da arbitragem, continuando sem se saber o porquê de não se usarem as novas tecnologias.
Ou melhor, já se sabe...

Valeu Paul, o polvo que não falhou qualquer prognóstico e será uma das poucas coisas que ficarão na memória!

Espero por isso, que o estilo empolgante da selecção espanhola, ou da Argentina de Maradona faça escola. Caso contrário, o futuro do espectáculo que é o futebol começa a estar em risco.

Sem comentários: