segunda-feira, 19 de julho de 2010

Cavaco visita Angola...

"Acompanhado da maior delegação de empresários de sempre numa comitiva presidencial, Cavaco Silva chegou ontem à noite a Luanda para uma visita de cinco dias a Angola. Uma deslocação com um forte cariz económico mas também político, em que Portugal quer consolidar a atribuição a Angola do estatuto de "parceiro estratégico".

(...)Portugal é o país a que Angola mais compra e o quarto para onde Portugal mais vende. Há mais de dez mil empresas portuguesas que exportam ou têm investimentos no mercado angolano e desta visita espera-se "uma nova fase de relacionamento bilateral, com a valorização do investimento e facilitando a atribuição de vistos", uma questão que perturba as relações bilaterais, como disse recentemente o presidente da Aicep.
"

in Publico.pt

Depois de 500 anos em África, os angolanos são um povo irmão e por isso é com bons olhos que vejo a cada vez maior reaproximação entre angolanos e portugueses.
As relações entre os nossos países sofriam de grande desconfiança principalmente por parte dos angolanos, devido ao passado colonial e a consequente guerra.
Territórios ultramarinos portugueses, que foram muito mal resolvidos, diga-se de passagem. Mas isso é outra história...

Angola é talvez o segundo país africano mais rico, atrás da África do Sul, e está a ter um crescimento muito grande, sustentado por uma forte riqueza em recursos naturais. Em Angola, é necessária mão-de-obra qualificada nas mais diversas áreas, que lhes permita formar boas bases para criar uma boa estrutura e melhorar as condições de vida naquele país, tornando-o mais equilibrado, ao contrário daquilo que se passa hoje em dia, onde Luanda é a cidade mais cara do mundo, devido precisamente a essa desigualdade existente.
É por isso natural que, como aliás já tínhamos visto aqui, sejam muitos os portugueses a emigrar para Angola, assim como um forte investimento de várias empresas portuguesas ali, onde existe um interesse mútuo para tal.
É bom para Portugal e é bom para Angola.

Muito bem!

Sem comentários: