terça-feira, 6 de julho de 2010

Portugal volta a ser um país de emigrantes...

"Angola é o mais recente El Dorado de emigração: só no ano passado, mais de 23 mil portugueses foram para lá viver. Espanha, Reino Unido e Suíça são outros dos destinos mais procurados. Nos últimos cinco anos, 350 mil viram-se obrigados a emigrar para fugir à crise.

Calcula-se que, entre 2005 e 2009, tenham saído cerca de 70 mil portugueses por ano, de acordo com Simões Bento, director do Observatório de Emigração."

in JN

Aquilo que se previa, confirmam-no agora as estatísticas: Portugal voltou a ser um país de emigrantes (sim, com 'e').
Com a crise económica global que se tem feito sentir nos últimos anos, são muitos os portugueses que procuram melhores condições de vida.
Entre as várias alternativas, observa-se um fenómeno interessante. Os portugueses estão novamente a apostar no continente Africano.
Angola é o país mais procurado dado o seu forte crescimento económico capaz de contrariar esta forte crise económica global.
Seja para Angola ou para outro país qualquer, emigração só pode significar uma coisa: Portugal está a regredir. Não estamos a caminhar no sentido correcto!

Portugal precisa de ideias novas. Inovadoras. Modernas. Visionárias. Criativas.
Vamos investir nas novas tecnologias, nas energias renováveis, no turismo...
Não basta criar o Magalhães e pensar que temos ali uma mina de Ouro! O Magalhães, assim como mais meios tecnológicos nas escolas, foram um bom princípio mas é muito pouco.
Pede-se às pessoas com capital que invistam com competência e dinamizem Portugal, criando emprego.
Os portugueses já provaram que são um povo trabalhador e se emigram é com o propósito de trabalhar.
Somos nós portugueses que temos de voltar a tornar Portugal viável!

Recentemente estive a ver aquele programa para eleição do maior português de sempre. Desde já recomendo a todos que o façam, pois é uma interessantíssima injecção de história de Portugal.
Ou melhor, estive a ver vários episódios onde apresentam os vários concorrentes (entre eles Vasco da Gama, Dom João II, Marquês de Pombal, Luís Vaz de Camões, etc), pois Portugal é uma nação com tradição de grandes individualidades com a capacidade de fazer a diferença.
Todos eles grandes portugueses (embora o meu preferido seja o mítico Dom Afonso Henriques, o homem que inventou um país chamado Portugal)!
Pareceu-me importante referir isto porque, no meu entender, aquilo de que Portugal precisa hoje em dia, é mesmo de um Grande Português! Um grande português ao nível dos seus antepassados...

Sem comentários: