terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Homem sem Rosto!

José Mestre (51 anos, Português), Testemunha Jehovah, durante décadas recusou todas as cirurgias para remover o tumor facial que transporta consigo. Relutante em aceitar uma transfusão sanguínea, José Mestre permitiu que um pequeno tumor que lhe aparecera no seu lábio na adolescência lhe "come-se" quase a totalidade da cara.



Com mais de 20 cm de comprimento e pesando 12 kg, cego de um olho, ele sofreu um calvário diário. O tumor, devido ao tamanho, começou a bloquear as vias respiratórias, os médicos temem que a sua vida corra perigo. Mas agora um grupo de cirurgiões de Inglaterra, propôs tratar de José utilizando ondas ultra-som para coagular o sangue antes da operação. Isto deve permitir retirar grande parte do tumor sem risco de uma forte hemorragia, satisfazendo as crenças religiosas de José que ate ao momento tem dificultado a busca do seu tratamento.
José foi examinado por dois médicos no Reino Unido: Loshan Kangesu, consultor cirurgião plástico no Hospital de Broomfield, e o Dr. Iain Hutchison de St Bartholomew's, em Londres. O Dr Hutchison, que também dirige o "Saving Faces", está optimista que uma única operação com uma harmónica escalpelo poderá ser o suficiente para as características que apresenta o tumor. "Creio que podemos retirar uma grande parte das lesões, cerca de 80 por cento", disse ele.



José ao visitar Londres foi como uma fuga da sua rotina diária a qual o tem ajudado a lidar com a sua angústia. Todos os dias, ele se senta no pátio de sua casa , localizada em Lisboa, voltado para a praça do Rossio, uma das principais praças da cidade. Muitos que passam por ali, abordam José para lhe questionarem sobre o tumor, ele tornou-se uma espécie de celebridade local, o que ele não lhe agrada muito.
Incapaz de encontrar um emprego ou uma namorada, tem sido apoiado pelas irmãs desde a morte de sua mãe, de quem era muito próximo vindo dela as suas fortes crenças religiosas. As pressões financeiras, os maus diagnósticos, as crenças religiosas de José e as limitações do sistema de saúde Português desempenharam todos um papel importante para que ele não tenha sido tratado muito mais cedo.


José agora parece pronto para enfrentar o seu estado, deixando sua irmã Guida muito feliz. Ela tem levado com a maior parte do peso do problema de José, certa altura disse que desistia de o ajudar. Foi a partir desse momento que ele concordou, com pavor da solidão, retornar a Londres e tratar inicialmente uma de suas lesões menores. Se o tratamento funcionar, a maioria do tumor de José pode ser removido e o seu rosto reconstruído em uma única operação de 12 horas. Apesar do carácter experimental do tratamento, Dr. Hutchison está confiante no sucesso. O Ilimitado manda a este Português a simples mensagem "Tudo vai correr bem José, não tenhas medo!". The End!

3 comentários:

Anónimo disse...

Txxx coitado do moço... Ainda há povo q se keixa da vida k tem... Poacaso conheço um man q tem assim a cara...

Anónimo disse...

Podes crer... Mas a verdade 'e que ele podia estar bem melhor, mas o poder da relegiao tem dessas coisas. Parece que teve de ter uma especie de batatal na cara, desculpem a expressao, para tomar juizo o nosso Ze... Admiro sobre tudo a Irma que sempre lhe vai pondo juizo.

Anónimo disse...

parabens pela fe que essa nossa irma eta tendo com relacao aofilho comesse poblema olha irma se um dia a irma le esse meu comentario eu sou do brasil no momento sou estudante mais meus pais sao tj parabens irma que agora nesse sistema ele pode ficar assim devido a trasfusao de sangue mais no novo mundo com serteza ele sera perfeito que jeova tem piedade daqueles que o temem!!!!! que jeova abencoe vc e seu filho!!!!