sexta-feira, 25 de abril de 2008

25 de Abril

Hoje é 25 de abril - Feriado Nacional!

Talvez um dos feriados com maior simbolismo na história do nosso país, mas por incrivel que pareça, as gerações mais novas estão muito desligadas sobre o assunto e não fazem a mínima ideia porque hoje é feriado. Recentemente, o nosso Presidente da República - o Professor Cavaco Silva manifestou-se bastante desagradado com esse facto e com toda a razão! É muito importante que as gerações vindouras saibam mais acerca daquilo que é viver num regime fascista, de repressão, sem liberdade e que saibam dar valor ao feito que foi conseguido, assim como, e especialmente o seu simbolismo, o motivo pelo qual as gerações mais antigas tanto lutaram. Essa é também uma missão dos pais de hoje em dia que não podem pensar que a grandiosidade deste dia se prepetua só pelo seu peso histórico... Não! Há que instruir os filhos sobre o que se passou e sobre aquilo que se viveu antes da revolução...

Para os que não sabem o que se passou no mítico dia 25 de abril de 1974 e portanto não fazem a menor ideia porque hoje é feriado, o Ilimitado faz questão de exercer esse dever cívico, que como já fiz questão de frisar atrás, é um dever de todos nós:
No dia 25 de Abril de 1974, um golpe de estado militar derrubou, num só dia, o regime político que vigorava em Portugal desde 1926, sem grande resistência das forças leais ao governo, que cederam perante a revolta das forças armadas. Este levantamento é conhecido por Dia D, 25 de Abril ou Revolução dos Cravos. O levantamento foi conduzido pelos oficiais intermédios da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial. Considera-se, em termos gerais, que esta revolução trouxe a liberdade ao povo português (denominando-se "Dia da Liberdade" o feriado instituído em Portugal para comemorar a revolução).
Muito basicamente, foi isto que aconteceu e o nome de revolução dos cravos advém do facto de o cravo se ter tornado no símbolo da Revolução de Abril de 1974. Com o amanhecer as pessoas começaram a juntar-se nas ruas, solidários com os soldados revoltosos e alguém (existem várias versões, sobre quem terá sido, mas uma delas é que uma florista contratada para levar cravos para a abertura de um hotel, foi vista por um soldado que pôs um cravo na espingarda, e em seguida todos o fizeram), começou a distribuir cravos vermelhos para os soldados, que depressa os colocaram nos canos das espingardas.

Resta-me então desejar um bom feriado a todos!

25 de Abril Sempre! :D

Sem comentários: