quinta-feira, 17 de abril de 2008

Empresa portuguesa lança serviço que localiza pessoas em tempo real...


És um marido ciumento, uma mãe galinha ou um patrão muito rigoroso? Tens aqui a solução ideal para ti:

A empresa portuguesa Timebi criou um serviço para telemóveis, semelhante a uma rede social virtual, que permite localizar pessoas em tempo real. O objectivo é atingir em três anos cerca de um milhão de utilizadores em todo o mundo.

«Com o 'wizi' podemos partilhar a nossa localização e saber onde se encontram amigos, familiares ou outras pessoas que estejam inseridas na nossa rede que funciona um pouco como o 'messenger'», explicou à Lusa o responsável da Timebi, Paulo Dimas.

«Uma mãe pode saber se o filho está na escola ou em casa ou um grupo de amigos pode facilmente encontrar outras se forem sair à noite. Tudo isto em tempo real», exemplificou.

A privacidade dos utilizadores está, no entanto, garantida, já que «é possível escolher com quem queremos partilhar informações sobre a nossa localização e durante quanto tempo. Podemos ficar invisíveis», frisou o responsável.

Apesar de, para já, apenas suportar equipamentos baseados em Windows Mobile, o wizi está a ser desenvolvido para outras plataformas.

A Timebi espera ter pronta uma versão Java compatível com telemóveis Nokia no terceiro trimestre.

A aplicação pode ser descarregada gratuitamente no site www.wizi.com, e será suportada por publicidade.

No futuro, a empresa espera rentabilizar o serviço através da subscrição de serviços de informação de trânsito pagos, quando a base de utilizadores aumentar.

«Estamos a desenvolver uma tecnologia precisa que reporta informações relativas ao tráfego, de forma anónima, a partir de dados gerados pelos próprios utilizadores. Será possível saber, por exemplo, que, em determinada altura, se circula na Avenida da Liberdade a 20 quilómetros/hora», adiantou Paulo Dimas.

Visita o site da Wizi para mais informações: >> AQUI <<

1 comentário:

Unknown disse...

Olá Mr.Karvalhovsky! Obrigado pelo post relativo ao Wizi. É óptimo saber que está a suscitar o interesse da comunidade de bloggers!