quinta-feira, 3 de abril de 2008

O "telemóbel" tá de parabéns!


Para quem não sabe, faz hoje 35 anos que um indivíduo se lembrou de pegar num calhau com mais de um quilo e fez a primeira chamada pública da história, via "telemóbel"!

Foi à exactamente 35 anos, no dia 3 de Abril de 1973, o antigo executivo da Motorola, Martin Cooper! É verdade... Como o tempo passa! Nessa altura o Bibi devia andar em acrobacias pela casa pia, o sócrates ainda era um menino e o Benfica ainda ganhava campeonatos...

O acontecimento histórico ocorreu em Nova Iorque, na esquina da Rua 56ª com a Avenida Lexington, perante o pasmo dos transeuntes, nada habituados a ver alguém passear na rua de telefone na mão.

O equipamento utilizado por Cooper - o antepassado dos actuais telemóveis - também não deixava ninguém indiferente. Pesava mais de um quilo e media cerca 25 centímetros de altura por 3,8 de largura e 7,6 de espessura. O verdadeiro canhão!

«A bateria durava apenas 20 minutos, mas isso não era problema porque ninguém o conseguia segurar por mais de 20 minutos», brincou Cooper, citado pelo News.com.

Mas ao contrário do que seria de esperar, o destinatário da primeira chamada de telemóvel da história não deve ter ficado muito entusiasmado com o facto. É que a primeira pessoa para quem o engenheiro da Motorola ligou foi Joel Engel, à data o responsável pelo departamento de investigação da rival Bell Labs... Que brincalhão! XD

Parabéns do Ilimitado ao "telemóbel" portanto!

Sem comentários: