quarta-feira, 2 de abril de 2008

Chegaram a lápide electrónica e os funerais online...

A empresa Wesley Music lançou esta terça-feira na Grã-Bretanha um serviço que permite assistir às cerimónias fúnebres ao vivo através da Internet.

Para teres acesso ao serviço, tens uma palavra-passe fornecida após um pagamento único de 75 libras (95 euros). Esta palavrqa passe pode ser partilhada com todos os que não podem estar presentes mas desejam seguir o funeral via Internet, cuja transmissão é assegurada por uma pequena câmara instalada no interior da capela.

«Para aqueles que precisam, este é um serviço muito importante. Significa que em vez de ficarem excluídos, podem pelo menos testemunhar e fazer parte do funeral à medida que ele decorre. Num momento de ansiedade isto é algo que pode aliviar a dor», disse à Reuters o director da Wesley Music, Alan Jeffrey.

Esta notícia surgiu no seguimento de uma outra - A lápide electrónica. Muito interessante (a meu ver)já que põe em prática as vantagens protagonizadas pelas novas tecnologias.

o "painel da serenidade", um equipamento que pode ser colocado na lápide de um ente querido e exibir imagens digitais, músicas, vídeos e texto.

O painel electrónico, resistente a intempéries, foi desenvolvido há dois anos pela Vidstone, e destina-se a ser colocada na parte frontal de uma lápide. Quatro horas de sol fornecem energia suficiente à célula solar do aparelho para permitir a reprodução de um vídeo de 10 minutos no seu ecrã LCD de 7 polegadas cerca de seis vezes. A unidade inclui ainda ligação para auscultadores.

No entanto, a lápide electrónica não tem tido uma recepção do outro mundo, noticia a AP. A principal razão para o tímido sucesso deste equipamento será o seu preço elevado - 2.000 dólares.

Existem ainda outros argumentos, como a localização da lápide interferir na recepção de luz solar, ou o facto de a maioria da pessoas ainda não estar preparada para uma mudança tão radical.

Sem comentários: