Aqui à uns tempos durante uma das minhas navegações pela internet deparei-me com um fenómeno bastante interessante. Enquanto observava um blog de Guimarães, reparei num post que falava da palavra Pecebrico. O que é um pecebrico perguntam vocês? Era o tema chave desse post...
Ningém sabe!!! LOL
Em conversas que tenho tido com várias pessoas de todo o país, cheguei à conclusão de que é mesmo verdade: Pecebrico é uma palavra exclusiva do "dialecto" vimaranense!
Para quem não sabe eu vou então decifrar este enigma que nem nos dicionários aparece: Pecebrico são os chamados matraquilhos, ou bilhar de matrecos. Esclarecidos? Quem disse que o Ilimitado não é cultura?
Agora já sabem! Não se deixem enganar! Se quiserem saber se alguém é mesmo de Guimarães, não exitem! Façam a verdadeira pergunta que decifra essa situação: "O que é um pecebrico?
Se a resposta for matraquilhos, então nesse caso, das duas uma: Ou essa pessoa é mesmo de Guimarães ou por outro lado é um dos milhoes de assíduos visitantes do Ilimitado! E nesse caso é muito fácil. Caso essa pessoa tenha conseguido responder-te correctamente, tens de fazer-lhe uma nova pergunta, tipo: Conheces o Ilimitado?
Aí se a resposta for Quem? Como? Quando? Hein? Oi? É verídico! Há 99% de probabilidades de esse indivíduo pertencer à cidade-berço... "Lo capisci?"
Porque a aprendizagem é Ilimitada, aqui não sabemos nem um milionésimo acerca do nada! Apesar disso, o Ilimitado não deixa de ser cultura... :S :D
sexta-feira, 18 de abril de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
De facto, pecebricos significa matraquilhos. No entanto, não é exclusivo de Guimarães. Usa-se esse nome um pouco por todo o Minho e, se não estou em erro, também é frequente em Trás-Os-Montes. Não sou de Guimarães e sempre chamei pecebricos ao matraquilhos, assim como os meus pais e avós.
Tenho vários amigos de Trás-os-Montes e não conhecem essa palavra...
Deves viver próximo de GMR então! Ou a palavra deve ser também usada noutras cidades minhotas...
Enviar um comentário