quarta-feira, 26 de março de 2008
Descafeinado aumenta risco de doenças cardíacas
O consumo de café descafeinado pode causar uma subida dos níveis de colesterol e aumentar o risco de doenças cardíacas, de acordo com um estudo norte-americano. O estudo do National Institutes of Health dos EUA, citado pela BBC, analisou 187 pessoas, das quais um terço bebeu três a seis chávenas de café por dia.
Um segundo grupo consumiu a mesma quantidade de café descafeinado e os restantes não beberam qualquer tipo de café.
Os investigadores, para além do nível de cafeína no sangue, mediram também vários indicadores da saúde cardíaca, como a pressão arterial, o ritmo cardíaco e os níveis de colesterol.
No final dos três meses de duração do estudo, os cientistas concluíram que o grupo que bebeu café descafeinado revelava um aumento de 18% de ácidos gordos no sangue, substância associada à produção de mau colesterol (LDL).
Nos restantes grupos a presença de ácidos gordos manteve-se inalterada.
No grupo do café descafeinado verificou-se ainda uma subida de 8% de uma proteína (apolipoproteína B) que origina o mau colesterol.
Altos níveis de mau colesterol podem provocar doenças cardíacas e diabetes.
«Se beber apenas uma chávena por dia, os resultados do nosso estudo provavelmente têm pouca relevância, porque a esse nível a dose diária de café é relativamente baixa», frisou à BBC Robert Superko, que liderou a pesquisa.
PS: Toda a gente sabe que tomar descafeinado é coisa de rabiço, portanto homem que é homem não tem com que se preocupar! :D
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário