segunda-feira, 17 de março de 2008

Trabalhadores Chineses vs Trabalhadores Portugueses

Ainda que em diferentes áreas, apresento-vos dois exemplos que me parecem bastante interessantes, de forma a caracterizar uma das muitas diferenças culturais existentes entre Portugal e China no respeitante à filosofia de trabalho adoptada nos quotidianos de ambas as nações.

Por um lado, temos os chineses que tentam contradizer aquela teoria do "rápido e bem há pouco quem", tentando passar a ideia de que é possível trabalhar-se como autênticas máquinas, com grandes qualidade e velocidade produtivas.

Por outro lado, temos o trabalhador português que defende a teoria oposta: "A pressa é inimiga da perfeição". Optando antes pela observação e pelo diálogo entre diferentes pontos de vista de modo a avaliar e estudar previamente a situação em causa, e só depois passar à acção. Mas sempre com muita calminha, claro... :PPS: Tendo em conta o número de habitantes dos dois países, diria que a China tem todas as potencialidades para adoptar a prática portuguesa com melhores resultados. LOL

2 comentários:

Anónimo disse...

Aquele clip vem do programa dum canal japones, nada haver 1 pais com outro. Japoneses sao muito mais organizados do que chineses e portugueses, despertam-se!

Mr.Karvalhovsky disse...

Japoneses, chineses... A questão não é essa. Os portugueses também não são todos GNR, que passam as tardes nos tascos...
Só queria mesmo era mostrar a velocidade de manuseamento de uma calculadora daquela menina asiática... Não é pra todos! :)

Além disso foi um post claramente em tom de brincadeira... ;)