quinta-feira, 27 de março de 2008

Sarkozy recebido com toda a pompa e circunstância em Inglaterra...

Não sei se tiveram a oportunidade de ver a recepção a Carla Bruni-Sarkozy (uma princesa ;)) e Nicolas Sarkozy (Presidente da França) à chegada ao Reino Unido. Eu vi! :D O acontecimento foi transmitido pela Euro News no popular "no comments" da conhecidíssima estação televisiva.
O casal Sarkozy em representação da França foi recebido com toda a pompa e circunstância, ao estilo tipicamente britânico. O propósito foi a melhoria das relações entre duas potências e rivais históricos. Primeiro, no aeroporto de Heathrow pelo Príncipe Carlos de Inglaterra e a sua mulher Camila, seguindo até Windsor onde receberam as boas vindas por parte da Rainha. Fazendo a partir daí os últimos Km até ao palácio numa carruagem, com a companhia da Rainha sendo ladeado por cavaleiros. Depois foram esperados e ovacionados por milhares de pessoas que os esperaram junto à estrada... Enfim todo um conjunto de regalias que de alguma maneira me impressionarão.
E pensava eu: Que honras teria o professor Cavaco Silva nas mesmas circunstâncias? Um táxi à sua espera?
Depois ja durante o almoço ou jantar, houve então um discurso de ambas as partes. O presidente sarkozy do lado francês e a Rainha do lado britânico, sendo cada qual pronunciado nas respectivas línguas maternas. Ao que eu de imeditato me voltei a questionar: O que faria o presidente Lusitano na mesma situação? Faria o mesmo que o Figo, ex-capitão da selecção portuguesa e um dos maiores embaixadores nacionais e discursava em espanhol? Ou discursava em inglês e depois em francês pra "lamber as botas" às duas partes? São pequenos pormenores, contudo com o seu grau de interesse que por vezes nos fazem reflectir acerca da pequenez da mentalidade portuguesa e portanto, a meu ver, alvo de reflexão pelo nosso povo. O respeito conquista-se! E é também através de pequenas atitudes...

1 comentário:

Kokas disse...

Lembro me bem do Mario Soares que fazia questao de discursar em frances mesmo quando em portugal... Pelos vistos Socrates segue os mesmos passos desta cambada...