terça-feira, 11 de setembro de 2007

"A Portuguesa" - Hino Nacional - Futebol vs Râguebi

Não resisti!

De um lado os meninos bonitos e riquinhos do futebol, com todas as condições de trabalho, ordenados chorudos, etc, etc, etc.

Do outro lado, os amadores do Râguebi, sem condições mínimas de trabalho, que fazem Km e Km só para 1 ou 2 horitas de treino...

De um lado uma equipa recheada de vedetas e vedetismo, que vale milhões, mas que ao mesmo tempo vai lutando arduamente pela qualificação para o europeu num grupo onde à priori era favoritíssima, obrigando-nos mais uma vez a puchar de calculadora.

Do outro uma equipa que, como aliás já foi feita referência aqui no Ilimitado, está no mundial e é a primeira equipa de amadores que chega à fase final, mostrando um grande espírito de sacrifício, de luta e entrega em qualquer encontro. Esta semana, no jogo inaugural, Pedro Carvalho foi o primeiro português a marcar um ensaio numa prova de râguebi deste gabarito, de nível mundial, contra uma grande selecção (das melhores do mundo). No final do jogo tinha um nariz e um dente partido, assim como o corpo todo pisado passando a noite cheio de dores. No final de tudo isto, e quando questionado pelos jornalistas sobre toda esta situação respondeu: "Valeu a pena, foi por Portugal!"

Não quero com isto anunciar o fim do mundo, até porque a salvação ainda existe e a nossa selecção de futebol já nos deu muitas alegrias, sendo esses mesmos jogadores grandes embaixadores de Portugal no estrangeiro... Agora que revoltam muito boa gente, disso não tenho a menor dúvida...

Outra coisa revoltante foi o jogo do passado Sábado, que se realizou no estádio da Luz, em Lisboa, a cidade menos portuguesa de Portugal, em que cerca de 3000 adeptos polacos calaram um estádio inteiro, que num jogo importantíssimo nem sequer encheu... Vergonhoso! [Ironia Mode ON] ...Isso mesmo! Continúem a monopolizar e centralizar tudo para Lisboa... É um grande serviço que continuam a prestar à nação. É mesmo disso que nós precisamos pra catapultar o nosso crescimento a todos os níveis! [Eronia Mode OFF] ...Um dia alguém disse: "Uma nação sem nacionalismo é como um corpo sem alma!"... Meditem sobre isso!!!

- Futebol -


- Râguebi -


P.S.: Vistos os vídeos, posso pôr uma questão que tem sido muito badalada pela opinião pública: Terá alguma influencia na prestação da selecção nacional de futebol, o facto de a nossa selecção ser constituida essencialmente por, e passo a citar um comentário que li algures: "...pretos, brasileiros e ciganos? De selecção portuguesa não tem nada!"
Na minha opinião, no que diz respeito à utilização desses jogadores, não sou assim tão radical, acho que cada caso é um caso e a utilização desses mesmos jogadores deve ser feita mediante avaliação de cada situação, 1 por 1. Fica assim lançado mais um tema polémico aqui no Ilimitado... Sempre em cima do acontecimento! :D

7 comentários:

Anónimo disse...

O rugby tem um ucraniano e dois argentinos, e houve dois que a IRB, o organismo que superentende o rugby, não deixou jogar por Portugal apesar de estarem naturalizados. A questão não é a raça nem a naturalidade dos jogadores, pois não há nenhuma modalidade colectiva em Portugal e até mesmo na Europa onde não se vejam naturais de outros países a envergar as camisolas dos seus países de acolhimento. E Portugal é um dos expoentes máximos disso mesmo, pois como país colonizador que foi, isso reflecte-se ainda mais. E não dá para comparar atitudes neste dois desportos, pois o rugby é mesmo um desporto de raça, sem ela não se vinga nele, já o futebol não o é necessariamente. E tenho visto muito preto, brasileiro e até cigano a dignificar mais a camisola das quinas (seja em que desporto for!) que os tão apregoados portugueses de gema, se é que isso existe mesmo. Também não queiram agora mascarar as frustações com a nossa equipa de futebol com a super-atitude da nossa equipa de rugby. Esperemos mais uns mundiais para ver o que acontece, ou seja o esquecimento total pela modalidade. Agora é moda, mas infelizmente ela passará. É a vidinha!

Anónimo disse...

O que eu vejo é uma grande diferença no sentir, no orgulho de cantar e fazer ouvir o que é ser portugues. Pode estar na moda, mas que vão ficar na historia isso ninguem pode negar. Se todas as equipas tivessem o amor por PORTUGAL como eles nao andavamos a fazer contas e mais contas, prefiro ver portugueses com orgulho da nacionalidade do que portugueses que primeiro discutem premios de jogo e só depois pensam em jogar qualquer coisita pelo país.

Anónimo disse...

Não será tanto isso mas talvez mais o facto de estarem pela primeira vez numa grande competição internacional. Já vi vários jogos da selecção de rugby e neste jogo o hino foi vivido com outra intensidade, o que acho normal. Em 66 no mundial de futebol o futebol português, apesar de ser já profissional, os jogadores ainda não discutiam prémios de jogos e outras que tais... em 86 no México e daí para a frente antes das competições foram as vergonhas que se viram em termos de pressões a dirigentes, etc... O rugby para lá caminhará se um dia chegar à almejada profissionalização e também a presenças mais constantes em faes finais de mundiais, e depois aí sim veremos se toda essa vontade permanece intacta. Até lá não acho que se possam comparar as coisas. Vi o mesmo acontecer em outros desportos colectivos e o rugby também não será diferente!

Anónimo disse...

Sou sócio do FC Porto há 22 anos. Sou filho e neto de minhotos. Fui jogador federado de râguebi por 4 anos sénior (CDUP). Treinei e joguei com 3 jogadores que estão na selecção. Vim aqui parar pelo google para sacar o hino contra a escócia. E deparo-me, depois de um texto excelente (!) com um post scriptum racista, nacionalista, e a todos os títulos, NAZI. És uma desgraça para Portugal, és uma vergonha para o Vitória, és um cidadão mal-formado e sem civismo, educação ou formação de valores (cristãos católicos, ou outros quaisquer). Recomendo que faças um exame sério de consciência, que viajes um bocado para fora de Portugal e da Europa, para ganhar Mundo e perder esses tiques de lisboeta do pré-25-11-1975.

Anónimo disse...

SCOLARI no Râguebi!!! Aquela esquerda não se pode perder :D

Ass: Kokas, o Pensador

Mr.Karvalhovsky disse...

Por certo que o sr. não leu com a devida atenção o meu post... Não ofendi ninguém... Limitando-me apenas a transcrever o que muita gente vem dizendo... Aliás se tivesse lido com a atenção devida, veria que não me oponho à utilização de jogadores com dupla nacionalidade.. Isto desde que estes não sejam pessoas que estejam aqui à meia dúzia de anos apenas.. Mas isso é outra história! ...Se estava com alguma azia que não lhe permitiu ler o post com a devida atenção não tenho culpa! ...Não confunda nacionalsimo ou orgulho em ser português (que tenho!) com Nazismo e racismo ou outra estupidez qualquer...

Relativamente ao Vitória... Sou sócio! ..Sim nasci em Guimarães e sou adepto e sócio do clube, com muito orgulho também!

...Viajar para fora de Portugal? ...Ganhar mundo? Mais uma prova de que fala muito sem saber concretamente aquilo que diz pois não me conhece... De todo!

Para concluir e só pra que não restem dúvidas, volto a sublinhar a ideia essencial que tentei passar no post: A meu ver, os jogadores da selecção nacional, desde o último mundial, não jogam com amor à camisola, com a chamada raça! A opinião não é só minha, mas também da esmagadora maioria dos comentadores, media e população portuguesa! ...E depois do jogo de ontem, nem vale a pena dizer mais nada...

Ah! Já agora gostava de mostrar a minha satisfação pelo facto de ter conseguido o efeito pretendido: A meta que era elaborar um texto polémico foi completamente atingida! ...Obrigado pela ajuda! ...Em nome do blog... Volte sempre!

Cumprimentos Vimaranenses e Vitorianos! ;)

Anónimo disse...

PORRAADAAA

Mouros

PORRADA

ass: Afonso Henriques